top of page
  • Foto do escritorLarissa Paiva

QUAIS SÃO AS MEDIDAS MÍNIMAS QUE DEVO ADOTAR PARA CADA AMBIENTE?

Atualizado: 22 de mar.

Saber a medida ideal de cada ambiente é uma questão muito frequente, principalmente para quem não tem uma área útil muito grande para construir, nesses casos o mais indicado é montar um projeto para identificar se é possível acomodar todas as suas necessidades no espaço disponível. Não existe uma medida mínima ou mais indicada, quando se trata da nossa casa, pois cada família tem uma necessidade especifica e um tamanho de espaço mais ideal para atende-las. Contudo, existem alguns direcionamentos que todos podem usar como régua na hora de definir quais medidas adotar em cada ambiente, e ainda que você venha a desenvolver um projeto, esse direcionamento vai te guiar na hora de apontar quais espaços precisam ser priorizados.


A primeira coisa que precisamos fazer, é entender a listagem de mobiliários existentes, suas medidas e em que local cada um deles deve ficar. A última coisa que desejamos é que nosso sofá não caiba na nossa sala, ou não passe ela porta, e nem que nossa sala seja grande demais para os móveis que já possuímos. Esse passo serve tanto para quem já possui ou não móveis, e caso você vá comprar tudo novo, aqui, você deve entender seus desejos para cada espaço e verificar as medidas mínimas e máximas dos mobiliários existentes no mercado. Essa noção vai te auxiliar inclusive na decisão de optar ou não por marcenarias e planejados. Descobrir depois da casa pronta que não existem móveis prontos que atendam às suas medidas, tem um super impacto no seu orçamento, pois móveis personalizados costumam ser mais custosos.


Depois de entender a relação dos móveis em cada cômodo, vamos nos atentar aos fluxos que pretendemos criar, tanto relacionado ao uso do ambiente em questão, como a relação e ligação que existe entre eles. Saber qual espaço precisamos por exemplo, enquanto tomamos banho ou lavamos o cabelo no chuveiro, nossos hábitos ao cozinhar e a relação entre geladeira, pia e fogão, conhecer esses pontos a fundo vai te dar um bom repertório na hora tanto de definir as medidas, como de definir a distribuição interna desses espaços.


Agora vou deixar um direcionamento geral sobre cada ambiente e mencionar também pontos de atenção para que você consiga definir o que é mais importante para você na sua rotina.


Começando pelos banheiros, temos uma medida padrão de conforto que gira em torno de 80 cm para cada item, como o espaço livre para o sanitário, largura do box e bancada para pia, é claro que pessoas maiores podem precisar de mais espaço para facilitar a execução das suas tarefas. Para banheiros retangulares, é possível adotar o lado menor com 1.20m a depender da distribuição adotada. Já nos banheiros quadrados podemos utilizar a medida de 80cm como parâmetro e ter lados iguais de 1.60m, considerando ter dois itens em cada parede.


Para a cozinha essas medidas são mais atreladas a disposição que definiremos para a nossa bancada. Aqui, é importante saber que a profundidade mais indicada está entre 50 e 60 cm e devemos ter pelo menos 80cm livre para a utilização adequada do espaço entre a parede e a bancada, já para a área entre bancadas, sugerimos um espaço maior, considerando a possibilidade do uso das bancadas paralelamente.


A sala e o quarto são ambientes menos técnicos, consequentemente mais livres, o que vai influenciar aqui são as medidas da cama e sofá e sua relação com a TV que deseje instalar. Saiba que cada tamanho de TV tem a necessidade de uma distância especifica para os olhos do observador. Independente dessas medidas, foque em garantir um espaço mínimo de circulação entre os objetos, algo em torno de 60cm nas laterais da cama e pelo menos 80cm nos pés. E para sala avalie de acordo com a disposição, lembrando sempre que a sala costuma ser um ponto de entrada, e que pode haver nela dois fluxos independentes, o de quem utiliza o espaço e o de quem passa por ele.




59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page