top of page
  • Foto do escritorLarissa Paiva

COMO POSICIONAR A MINHA CASA NO TERRENO?

Atualizado: 22 de mar. de 2023




Um terreno vazio pode ser uma tela em branco para quem pretende construir a sua casa, naquele espaço podem caber uma série de possibilidades e configurações diferentes do seu sonho. Entretanto, de cara, em qualquer terreno existem vários fatores limitantes que devem nos guiar para que possamos tomar as decisões mais acertadas. Esses pontos costumam ser facilmente observados por quem tem uma área menor disponível ou situações extremadas, como um rio ou um desnível muito acidentado, no entanto, toda construção surge dentro de uma realidade já estabelecida, não a levar em consideração vai com certeza te trazer pequenos arrependimentos, que seriam facilmente evitados com alguns minutos de observação da área. Por isso hoje quero destacar, o que você precisa saber antes de definir o formato, posição e setorização da sua construção.


Antes de apontar características físicas do local que irão influenciar nas suas escolhas e decisões, é imprescindível entender o que você e sua família realmente buscam nos novos espaços e ambientes da casa, conhecer todas as expectativas vai te direcionar melhor na observação in-loco. Esse é um passo que sempre menciono, e é o primeiro toda vez em que falamos de obras, seja reformas ou construções. Decidir construir ou reforma não é apenas sobre melhorias ou necessidades gerais, esse processo muda a sua vida e de todos ao seu redor, e independente do seu padrão financeiro, esse é um período de realização de um sonho, e o resultado obtido não pode ser simplesmente consequência do que foi ou não foi feito, ele precisa ser moldado ao que se espera e transformar positivamente a vida de todos os usuários.


Agora que você já tem em mãos todo programa que vai implementar, vamos percorre item a item e identificar como cada característica do nosso espaço pode interferir na realização daquela atividade. Essa pesquisa, como já disse anteriormente, precisa ser realizada no terreno. Vá até lá e passe o dia, se possível explore cada item em diversos dias e períodos, é muito comum situações que acontecem apenas em alguns horários ou dias, terem um enorme poder de atrapalhar ou prejudicar os seus interesses para aquela área. Não queremos que a nossa piscina esteja sombreada na parte da tarde por uma enorme arvore que nem conseguimos enxergar e que fica em um terreno vizinho, ou colocar nosso escritório próximo a um local onde ocorrem feiras nos finais de semana, ou definir o portão de garagem em frente a um poste de energia. Uma dica extra para pessoas visuais, é montar mapas de cada visita com muitas cores marcando todos esses pontos, o resultado fica muito intuitivo e te auxilia no momento de definir a localização de cada coisa.


Conhecer a incidência solar e o vento dominante da região é fundamental para definir a área de lazer, que são locais que utilizamos ao ar livre, mas conhecer esse movimento natural também pode te auxiliar a definir a setorização interna da construção. Considerar essa observação no processo, pode agregar um enorme valor ao momento de descanso e confraternização em família. Colocar o quarto em uma área que pega sol o dia todo, deixa o ambiente mais quente a noite, te fazendo gastar mais energia para refrigera-lo. Posicionar a mesa de refeições próximo a uma janela voltada ao sol de meio dia, pode impedir a interação familiar durante o almoço. Não direcionar as janelas para o caminho correto dos ventos dominantes transformam a sua casa em um local mais abafado e quente, da mesma forma que colocar grandes janelas no seu escritório no sentido dos ventos dominantes, por exemplo, te façam ter janelas impossíveis de abrir sem que todos os seus papeis e documentos saiam voando pela casa. É importante descobrir esses elementos e entender como eles vão interferir no seu programa, a grande jogada aqui é ser intencional e criterioso com cada escolha.


Existem adversidades que podem ser convertidas como diferenciação e autenticidade dentro do seu projeto e configuração da sua casa. A máxima, é transformar um limão em limonada. Coloque a criatividade e busque soluções menos obvias para alguns problemas comuns, como o desnível do terreno, uma grande árvore no meio do caminho, caso seu terreno tenha um formato diferentão ou seja muito pequeno para o programa, explore as possibilidades. Nesses casos, é interessante desenvolver um projeto, a ajuda de um profissional para te guiar vai fazer muita diferença e te assegurar que o resultado será criativo e inovador. Caso seu desafio seja com o programa e não com o terreno você também pode utilizar isso a seu favor, e sair do convencional, propondo uma casa fora dos padrões e inteira pensada para você, além de gerar momentos mais especiais isso pode agregar um grande valor de mercado para a sua construção, por não adotar soluções usuais existentes no mercado.


Depois de levantar todos esses pontos de influência e selecionar o que é ideal para você, lembre-se de ir a cada etapa refinando as informações obtidas, com medidas confortáveis e especificações condizentes como o que foi observado em todo processo. Existem também, algumas normas que precisaram ser levadas em conta nessa definição e são um outro fator a ser analisado. Para ter acesso a eles, entre em contato com a prefeitura da sua cidade e veja quais são os direcionamentos e regulações vigentes para o tipo de construção e/ou reforma que pretende realizar.


Coisas a observar:


  • Nascer e por do sol;

  • Sentido dos ventos;

  • Tipos e altura das construções vizinhas;

  • Tipo de vegetação existente;

  • Grandes árvores;

  • Topografia

  • Presença de elementos naturais relevantes (como rios, lagos, mar, montanhas);

  • Acessos;

  • Nível de ruídos da vizinhança e ruas próximas;

  • Clima dominante;

  • Rotina e costumes dos moradores vizinhos;

165 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page