top of page
  • Foto do escritorLarissa Paiva

COMO ARMAZENAR CORRETAMENTE OS MATERIAIS DA MINHA OBRA?


Sem os materiais necessários para a realização dos serviços a sua obra não acontece, mas saiba que até para fazer a compra desses materiais é preciso muito planejamento para evitar danos e desperdícios. Antes de sair comprando todos os materiais que serão utilizados ao longo do processo, você precisa ter em mãos o cronograma com as etapas bem definidas da sua obra. Isso vai te direcionar quanto o que deverá ser comprado em cada momento, de acordo com a demanda no canteiro. Um ponto importante de se atentar aqui, é sobre os prazos de entrega. Diversos produtos possuem prazos de entrega mais longos e por isso é fundamental que você conheça esses prazos e identifique no seu cronograma qual a época ideal para fazer o pedido de cada um deles.


Além de diminuir o risco de desperdícios, comprar os materiais de acordo com o momento da sua construção, reduz a demanda por espaço de armazenamento, liberando mais terreno para os profissionais trabalharem, proporcionando um ambiente de obra mais limpo e organizado. Principalmente em obras com pouca área útil, é imprescindível realizar uma boa gestão do espaço, uma vez que a falta do mesmo, tende a criar empilhamentos de materiais e equipamentos, prejudicando a segurança do ambiente e comprometendo a integridade dos elementos. Existem alguns itens que serão usados em diversos momentos da obra e com uma frequência maior, esses, por exemplo, caso haja um local adequado, podem ser adquiridos numa maior proporção para aproveitar uma promoção ou um valor melhor.


Você pode estar pensando que ao efetuar uma compra maior de uma única vez, conseguirá melhores preços e facilidades de pagamento, o que não deixa de ser verdade. Entretanto também é possível alcançar ótimos preços com a promessa de compras futuras, em um curto espaço de tempo. Além disso, do que adianta pagar menos em mais quantidades e não ter a garantia de manter aquele item com a qualidade necessária à execução. Isso pode te fazer precisar de complementos para aquele elemento especifico ou até ter a necessidade de substituição, o que em ambos os casos significa prejuízo.


Um caso clássico que com certeza você já viu acontecer com alguém, é a pessoa que decidi construir ou reformar, não se planeja quando ao que de fato vai fazer ou precisar durante o processo, mas vai à casa de material e compra 1 metro de areia e 1000 tijolos. Sem ter onde armazenar e nem previsão de iniciar, mantém os produtos na calçada de casa. Quando a obra finalmente começa já se perdeu metade da areia e boa parte dos tijolos. Nessa história estão dois problemas bem clichês, o primeiro é a ausência de planejamento estratégico da construção e o segundo o armazenamento feito de forma inapropriada. No geral, grandes quantidades empilhadas, o que acarreta em quebra, queda e/ou perda de resistência, exposição ao tempo, ventos, sol e chuva, contato direto com o solo e muitas vezes contato com resíduos orgânicos.


Cada produto possui suas próprias características e cuidados específicos, bem como formas mais indicadas de armazenamentos. A melhor maneira de saber como guarda e organizar cada um, é verificando as instruções do fabricante. Pode parecer óbvio, mas quantas pessoas você conhece que lê atentamente as caixas do porcelanato que comprou para sua obra? Rs


Existem medidas gerais que podem ser usadas como regra, por exemplo, não colocar nenhum produto diretamente sobre o chão, opte sempre por apoia-los em paletes ou algum suporte elevado. Cuidado com o empilhamento, verifique nas embalagens a altura ou quantidade máxima permitida para manter a integridade das peças. Observe os itens que serão posicionados lado a lado, algumas composições químicas não funcionando bem juntas e algum material que tenha no seu canteiro pode vir a causar danos a outros, por contato ou proximidade. Mantenha sempre seu depósito coberto e protegido de intemperes e longe do acesso de animais. Faça sempre todo possível para garantir a preservação dos produtos que serão a matéria-prima do seu ambiente finalizado. Produtos bem cuidados e com qualidade, geram espaços mais belos, seguros e bem estruturados, portanto um bom planejamento é fundamental para construir uma obra de sucesso.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page