top of page
  • Foto do escritorLarissa Paiva

A MELHOR HORA DE DEFINIR A FACHADA DA SUA CASA

Atualizado: 22 de mar. de 2023



Ter a sua casa própria é o sonho de vários brasileiros, que encontram na construção, um meio de alcançar esse objetivo. E o primeiro grande desafio que se encontra nesse caminho, é definir a planta baixa dessa construção. Aqui, entram todos os seus sonhos e desejos para os espaços, as decisões tomadas nesse momento vão refletir no resultado, que será a sua casa pronta. Pensamos, no tamanho dos quartos e na quantidade ideal. Será uma suíte? Ou usaremos o banheiro social? Por onde vamos entrar? Chegaremos direto na sala ou melhor incluir uma varanda? Avaliamos todos esses pontos e esquecemos quase sempre do impacto que essa organização terá na fachada da nossa casa.


A fachada de uma casa é o verdadeiro cartão de visitas, ela é a responsável por introduzir ao mundo um pouquinho do estilo e gostos de quem mora na casa. Ela defini a relação entre ambientes internos e externos, e não é justo que mesmo tendo tanta importância ela seja apenas o resultado de uma planta.


Uma obra é um momento que proporciona a quem decide construir muitas preocupações e aflições, e sozinho é praticamente impossível pensar em tudo de uma única vez. A opção para a maioria é ir resolvendo as questões, conforme elas se apresentam. E o momento de pensar na parte externa da sua casa, normalmente aparece, depois que toda construção está erguida. Ai talvez você perceba que uma janela maior seria mais indicado, ou que falta alguns alinhamentos importantes. E isso, sem mencionar a grande dúvida, eu pinto ou coloco algum revestimento? Se for pintar, é melhor tudo de uma única cor ou devo combinar com outras?


O mais comum aqui, é começar um enorme retrabalho que além de adicionar mais gastos no processo, aumenta em alguns dias o cronograma da sua obra. Fechar uma janela que ficou demais, ou aumentar um vão que deveria ser maior. Pensa na quantidade de material envolvida nesses processos, pensa no impacto que tais alterações podem ter na sua planta, que foi tão estudada para sua rotina. Esse é um transtorno que pode e deve ser evitado por todos, com uma simples decisão de projetar sua fachada junto com a planta antes de iniciar sua obra.


É imprescindível que antes de definir o que e como será executado, você converse com um profissional. Que poderá te apontar alguns pontos de atenção que seu terreno possua em relação ao programa que você estabeleceu para seus espaços. Existem pontos do terreno onde é melhor posicionar a sua casa, de acordo com o sol, a ventilação ideal, e formas de combinar as janelas para além de gerar uma fachada mais harmônica, conseguir ambientes mais frescos e agradáveis.


Pensar uma casa nova é a oportunidade perfeita de construir tudo o que você quer e espera para os espaços, diferente de uma reforma, onde temos uma estrutura que precisa ser respeitada, aqui você está levantando tudo do zero. Então não perca essa oportunidade, e transforme a construção da sua casa, em uma reforma de fachada, por que o resultado não ficou 100% como o planejado.


101 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page