Larissa Paiva
COMO APROVEITAR ESPAÇOS EM BAIXO DA ESCADA

Espaços em baixo da escada são um ponto que podem agregar muita qualidade ao seu ambiente e a sua decoração, ou se tornarem um local problemático, pouco utilizado e até bagunçado. Por isso, perder algum tempo avaliando como utiliza-lo é bem importante na decoração do ambiente. Antes de definir o que será feito, é necessário observar duas coisas fundamentais, seu estilo de vida e a espacialidade formada a partir do design da sua escada. Isso mesmo, não dá pra definir o que fazer sem avaliar primeiramente o tamanho e altura do vão formado. Se você vai construir a sua casa e ela terá mais de um andar é bem interessante que você já pense em como pretende aproveitar esse espaço, e usar essa informação na hora de definir onde posicionar a escada e qual melhor formato e acessos para ela.
Para escadas que não possuem uma altura útil muito relevante, ou uma área pequena, a melhor ideia é fechar o espaço com uma marcenaria com portas, para servir como uma mini despensa ou depósito. Criar uma decoração em um espaço muito pequeno, pode dar um ar improvisado para o seu espaço e não transmitir as suas intenções adequadamente. Um jardim interno pode não ficar bem situação se seu espaço não tiver uma altura relevante. Ainda que esteja pensando em fazer armários abertos para que os itens expostos também participem da decoração é importante avaliar a proporção da altura em relação ao ambiente.
A solução que costuma ser a primeira a aparecer em nossas mentes quando pensamos no que fazer, costuma ser o jardim de inverno, mas esse, precisa ser pensado originalmente com o projeto da casa ou ser adaptado através de uma reforma. O jardim de inverno é uma alternativa muito sofisticada e que agrega um enorme valor a construção, incluindo uma série de benefícios aos espaços, como uma melhor ventilação e iluminação do ambiente. Costuma ser mais fácil adapta-lo, centralizado no vão de escadas em formato U ou L, e para ser assim considerado precisa ser naturalmente ventilado. Uma solução mais prática e que faz alusão ao Jardim de inverno é o jardim interno, que não necessita de ventilação e iluminação natural e nem contato direto com o solo. Uma composição de vasos e um bom paisagismo é capaz de remeter a ele, sem a necessidade de mudanças muito radicais na sua construção.
Para os fãs de vinhos, saibam que esse pode ser um ótimo ponto para surgir uma mini ou grande adega. E nesse caso, podemos ser muito criativos estendendo o programa para os degraus ou criar um ambiente intimista de degustação. Como esses cantinhos, embora costumem estar na área social da casa, são pontos mais reservados então vale a pena investir em programas que necessitem de alguma interação, mas em momentos mais específicos, como também o home office. Caso prefira ampliar o seu espaço ao invés de acrescentar um novo uso, fique a vontade para criar um pequeno estar ou área de repouso. O grande ponto de trabalhar a área em baixo da escada é fazer com que a energia flua por todos os cantos da nossa casa, não deixando espaços vazios e sem utilidade.