top of page
  • Foto do escritorLarissa Paiva

ARQUITETO OU ENGENHEIRO, QUEM É MAIS INDICADO PARA RESOLVER MINHA PLANTA?

Essa é uma dúvida muito constante e frequente, qual o profissional mais indicado para solucionar a minha planta? Já respondendo de cara, o Arquiteto é o profissional mais indicado quando o assunto é projetar espaços. Tanto pela experiência quanto pelo conhecimento adquirido dentro da faculdade para considerar diversas questões no local. Analisando desde do conforto térmico e acústico, até as características espaciais mais adequadas para distribuição de layout, circulação e estrutura.



O ensino da engenharia hoje é focado em cálculos estruturais, tipos e resistência dos materiais, dimensionamento de estruturas e lógicas construtivas. Dentro do currículo padrão da disciplina, apenas duas matérias são relacionadas a desenho técnico. Devido a pouca quantidade de horas, não é possível ir muito além do básico de representação e utilização de alguns softwares. Essas poucas matérias tem o intuito de treinar o olhar dos novos engenheiros e familiariza-los com as plantas técnicas, para que os mesmos adquiram a capacidade de interpretar uma quando se deparem com elas nas obras, para saber o que cada símbolo representa e consigam identificar informações importantes à execução.


Dentro do curso de arquitetura temos os cinco anos focado na espacialidade dos ambientes, sejam nas matérias técnicas, de história, perspectivas, interiores ou conforto. O curso é inteiramente modelado para adquirimos a capacidade de pensar e organizar os espaços, definir suas características de cores, texturas e proporções, analisar e estudar sobre medidas mais indicadas, ergonomia e relações entre o indivíduo e o espaço ao qual ele se insere. Essas características nos tornam os mais indicados para projetar sua casa e como resultado gerar a planta, levando em conta que se espera desse profissional uma análise mais rebuscada, que une o que você quer para os ambientes com o que você precisa.


Após o projeto pronto e definido, você deve procurar um engenheiro para analisar as melhores soluções estruturais e dimensões. Aqui nesse ponto, nós arquitetos vamos conseguir te orientar, a partir do raciocínio da planta, sobre a solução que foi considerada. Mas é importante bater o martelo junto ao engenheiro, principalmente em relação às medidas mais indicadas para o seu caso. Quando falamos de estruturação, os engenheiros tem mais conhecimento em fazer com que grandes estruturas fiquem de pé e com mais segurança, já que boa parte da sua faculdade é dedicada a isso.


Com essa breve analise, você pode observar a importância de ambos profissionais para o perfeito desenvolvimento da sua obra. Um atuando com mais propriedade, no planejamento e desenvolvimento do projeto e o outro frente a questões construtivas. A finalização dessa primeira etapa da sua obra, os primeiros passos para finalmente começar, pode e deve partir de um alinhamento entre você e os dois profissionais. Para que juntos possam definir o cronograma, as etapas e quanto pode ser gasto em cada momento da obra. Fazendo dessa forma, um trabalho conjunto, onde todos cooperam, você aumenta as chances de alcançar um resultado mais satisfatório e com menos ou nenhuma dor de cabeça durante o processo.

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page